CURRICULUM 2

Projetos que coodenou/dinamizou/participou enquanto docente e artista plástica (seleção a partir da década de 90).

2011/2012 

  • “ProduçõesTELL” – Festival de performances no escuro por gente da literatura, teatro, dança, música, cinema...                                 Participação do 11º de Artes com performance inspirada no poema “Anúncio” da obra “Marketing” de Fernando Namora, em que se exploraram conceitos ligados à publicidade.

       Local: Teatro Lethes.

2010/2011

  • “Dia Internacional da Dança” -  1ª Celebração Jovem do Dia Internacional da Dança “Os Jovens, a dança e o desenho”, pela ESTC. Contou com a participação de alunos de escolas a nível regional.

      Local: Auditório do IPJ.

2011/2012

  • “SOS Adopção à Distância – Escolas” - projecto de apoio à Escola EP1 de Ngoanine – Moçambique, com vinda de uma aluna (Argentina) e directora da escola (Alfa) a Faro para participarem em actividades escolares nas escolas solidárias de Faro.

  • Palestra “Ser solidário” – Auditório da Esc. Sec. Tomás Cabreira

  • Angariação de fundos 

      Apoios: Empresas e entidades locais.

2010/2011

  • “SOS Adopção à Distância – Escolas” – projecto de apoio à Escola EP1 de Ngoanine – Moçambique, com espectáculo envolvendo as escolas do concelho de Faro e participação do Grupo de Teatro Improviso.

       Apoios: CMF, DREAlgarve, DRCAlgarve e Governo Civil

       Local: Conservatório Regional do Algarve, Faro 

2009/2010

  • “SOS Haiti*Madeira” – projecto de solidariedade para com o povo de Haiti e Madeira, com espectáculo final no Teatro Municipal de Faro, envolvendo o Grupo de Teatro Improviso da ESTC e as escolas do concelho de Faro.

      Apoios: CMF, DREAlgarve, DREAlgarve e Governo Civil

2006/2011

  • PREAA (Prograna Regional de Educação Ambiental pela Arte, Algarve) – projecto de educação ambiental onde se explorou o universo do conto da “Duna Luna da Praia de Faro” do livro “Contos do Mago” de Helena Tapadinhas. 

2008/2009

  • “Faro Cidade Criativa” - ciclo de palestras no âmbito de “Faro Cidade Criativa”, concurso promovido pela Câmara Municipal de Faro

       Local: Auditório da Esc. Sec. de Tomás Cabreira, Faro.

2008

  • “O Nome da Rua” – exposição com temáticas ligadas à toponímia, arquitectura e vivência da Vila Adentro da cidade de Faro

       Local: Sala de exposições do Museu Municipal de Faro

2007/2008

  • “Faro no Futuro” – ciclo de palestras no âmbito do Concurso “Cidades Criativas”, promovido pela Universidade de Aveiro.

       Local: Auditório da Esc. Sec. de Tomás Cabreira, Faro.

  • “2008 Ano de Comemorações” – integrou a Comissão das Comemorações da ESTC (1888-2008) e organizou diversas actividades (palestras, exposições, lançamento de livros, jantar convívio, etc.)

      120 anos de Escola; 100 de Edifício e 90 da morte do Patrono.

       Apoio da Câmara Municipal de Faro e dos técnicos do Museu                     Municipal de Faro.

       Locais: Auditório da Esc. Sec. de Tomás Cabreira, Faro; Auditório             Pedro Ruivo; Oficinas de Arte e Quinta da Senhora Menina.

2006/2008

  • “O Nome da Rua” – projecto que explorou a Vila Adentro a nível de toponímia, arquitectura e vivências.

      Apoio da Câmara Municipal de Faro e técnicos do Museu Municipal          de Faro.

2006/2008

  • “O Nome da Rua” – projecto que explorou a Vila Adentro a nível de toponímia, arquitectura e vivências.

       Apoio da C.M. de Faro e técnicos do Museu Municipal de Faro.

2003/2004

  • “Formas com Memória (RE) INVENTEM-SE” – projecto inspirado no espólio do Museu Municipal de Faro, de parceria entre o museu, a CMFaro e Escola Secundária de Tomás Cabreira.

       Local: Sala de exposições do Museu Municipal de Faro

2001

  • “Sabores ao Sul” – Instalação de Mobiles e Stabile Mobiles, inspirados na gastronomia algarvia.

       Local: Biblioteca Municipal António Ramos Rosa

1998/99 e 2000/01

  • “Compassos de uma variação”– painel de azulejos, de grandes dimensões, no âmbito do concurso, a nível nacional, “Projecto de Humanização e Valorização dos Espaços Educativos” na modalidade de “Projecto de Professores com a participação de alunos”.

      Apoio da Câmara Municipal de Faro.

      Local: Esc. Sec. de Tomás Cabreira, Faro.

1998/1999

  • “Uma Flor para Ti`Amor” – projecto Inter – Escolas, de sensibilização e angariação de fundos para o povo de Timor Leste Loro Sae, com espectáculo final no Auditório do IPJ e Cine Teatro Louletano, em Loulé, com a participação do Grupo de Teatro Improviso e envolvendo ESTC e as Escolas Secundárias de Faro, Loulé, Quarteira e Olhão.                                                                        Apoios: CMF, DREAlgarve, SEC e Governo Civil

1998/1999

  • “WC CANINO” – projecto de Educação Ambiental, em colaborarão com a Escola EB1 do Bom João. Apoio da C. Municipal de Faro.

       Locais: ESTC e Feira do Livro, no Jardim Manuel Bívar.

1998/1999

  • “Ousadias a negro” – performance alusiva ao projecto “Valorização dos Espaços Educativos” pelos alunos do 11º ano (Artes) e de outras áreas.

       Locais: ESTCabreira, Faro; Auditório de Lagos (1ª Mostra de                     Criatividade) e Cine Teatro de São Brás de Alportel (I encontro de             Teatro das Escolas do Sotavento Algarvio).

1996/1998

  • “Valorização dos Espaços Educativos” – “Projecto de Humanização e Valorização dos Espaços Educativos”, concurso a nível nacional, na modalidade de alunos. Passou a Área Escola – alunos de Artes dos 11º e 12º anos. Apoio da Câmara Municipal de Faro.

       Local: Esc. Sec. de Tomás Cabreira, Faro.

1992/1993 

  • “Projectar o Passado no Futuro”, participaram alunos dos 10º (a nível de Reforma Educativa), 11º e 12º anos, em Complemento Curricular. 

       Apresentação à comunidade com moda “Nuances Mediterrânicas”.

  •  Convite pela Escola Profissional de Ciências do Património Cultural, Lisboa, para apresentarmos um artigo sobre o projecto.

       Locais: Sala de convívio dos alunos/espaços contíguos exteriores da         E.S.T.C.,Faro

1991/1992

  • “Festejando a noite” – passagem de modelos realizados em plástico pelos alunos, resultantes de um concurso a nível de escola denominado a “Estética do Plástico”.

       Participação de modelos do Estaleiro da Moda, do estilista José                 Pacheco e apoio da Câmara Municipal de Faro.

       Locais: ESTCabreira e Fórum Estudante/Juventude 92, Lisboa a               convite da DREAlg.

Livros editados que coordenou/colaborou a nível de design gráfico, ilustrações, textos, etc.

2011

  • “A Dança da Duna Luna da Praia de Faro”, no âmbito do PREAA, com performance e lançamento do livro em Maio, no Teatro Municipal de Faro. 

       Edição: DREAlgarve.

2010

  • “Vila Adentro – O Espírito do Lugar”, sobre a zona antiga da cidade de Faro, com lançamento no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro, em Novembro de 2010.

       Edição: Escola Secundária de Tomás Cabreira, Faro.

2008

  • “Tomás Cabreira” – brochura sobre a vida e obra de Tomás Cabreira, patrono da referida escola, no âmbito das comemorações, da autoria do Prof. Henrique Freitas Vieira.

       Edição: Escola Secundária de Tomás Cabreira, Faro

2007

  • “Kiko e Kamica – O Mosaico Oceano” – livro da autoria de Joana Oliveira, no âmbito do projecto “Formas com Memória (Re) Inventem-se” cujos texto e ilustração foram inspirados no “Mosaico Oceano”.

  • Edição em três versões distintas: livro com a história para colorir; livro com a história para contar e versão em Braille (parceria entre o Museu Municipal de Faro e a ACAPOAlgarve)

      Edição: Museu Municipal de Faro com apoio financeiro do Programa        de Apoio à Qualificação de Museus, da Rede Portuguesa de Museus        (Ministério da Cultura).

2003 

  • Da Escola “Pedro Nunes” à “Tomás Cabreira” – livro sobre a história da escola da autoria de Joaquim Manuel Vieira Rodrigues, Mestre em História Contemporânea

       Edição: Escola Secundária de Tomás Cabreira, Faro.

1993

  • “Histórias de Mil Cores” de Maria Romana – no ano lectivo de 1992/93, coordenou, extra aula, um grupo de alunos que fizeram as   ilustrações do livro.

       Edição: Autora