Rosa Trindade, também conhecida por "Ria", nasceu em Monte Ruivo , Freguesia de Alte (Algarve - Portugal), um pequeno aglomerado situado num vale entre montanhas, por onde serpenteia uma ribeira.

A infância foi partilhada entre a cidade de Faro (Algarve - Portugal), para onde foi viver com a família, a terra natal e o sítio da Cortinhola onde ficaram os afetos e as memórias mais longínquas.

Atualmente vive e trabalha em Faro.

Adquire a formação artística na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa -dois anos de Secção Preparatória às Belas Artes - e na ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa) onde faz a Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura.

Da António Arroio lembra com saudade a personalidade da escultora Dorita Castelo Branco.

Da ESBAL recorda os Mestres Rocha de Sousa (pintura e tapeçaria), Justino Alves (pintura), Lagoa Henriques e Clara Menéres (desenho) e Gil Teixeira Lopes (pintura e gravura).

Praticou a docência em escolas de Faro e Loulé, mas foi na Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, onde se efetivou e lecionou até setembro de 2011, que teve o prazer de trabalhar com alunos da Área das Artes.

Como docente/artista plástica dinamizou vários projetos em colaboração com colegas do grupo  e de outros grupos disciplinares, do Grupo de Teatro Improviso, com o apoio da comunidade e de entidades.

Em paralelo com a docência foi construíndo e sedimentando a sua carreira enquanto

Artista Plástica, participando em diversas atividades e fazendo exposições individuais e coletivas.

Em 1988 participa num programa sobre Artes Plásticas, na RTP com obras de pintura da série "O Mez Que Há-de Vir".

No ano letivo de 1989/90 interrompe a docência por um período de um ano e dedica-se à investigação sobre "Os Árabes no Algarve", resultando daí a série de pinturas "Frutos Arábicos".

Em 1996 participa no jantar convivío com artistas plásticos algarvios, por ocasião da visita presidencial ao distrito de Faro do Presidente da República Doutor Jorge Sampaio.​

Participa em 1998 como artista plástica da região no Projeto Coménius "Nós e os Outros comunicando através da Expressão Artística", envolvendo, também, escolas e artistas da Grécia e Itália, a convite da professora Helena Caracol, Diretora da EB1 Nº 4 de Faro.