QQUEM É

Quem sou...

 Rosa Trindade, também conhecida por "Ria", nasceu em Monte Ruivo , Freguesia de Alte (Algarve - Portugal), um pequeno aglomerado situado num vale entre montanhas, por onde serpenteia uma ribeira.

A infância foi partilhada entre a cidade de Faro, a terra natal (avós maternos) e o sítio da Cortinhola (avós paternos) onde ficaram os afetos e as memórias mais longínquas.

Atualmente vive e trabalha em Faro.

Adquire a formação artística na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa , onde fez a Secção Preparatória às Belas Artes e na ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa) onde termina a Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura.

Da António Arroio lembra com saudade a personalidade da escultora Dorita Castelo Branco.

Da ESBAL recorda os Mestres Rocha de Sousa (pintura e tapeçaria), Justino Alves (pintura), Lagoa Henriques e Clara Menéres (desenho) e Gil Teixeira Lopes (pintura e gravura).

Praticou a docência em escolas de Faro e Loulé, mas foi na Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, onde se efetivou e lecionou até setembro de 2011, que teve o prazer de trabalhar com alunos da Área das Artes.

Como docente/artista plástica dinamizou vários projetos em colaboração com colegas do seu grupo  e de outros grupos disciplinares, do Grupo de Teatro Improviso https://www.facebook.com/teatro.improviso, com o apoio da comunidade e de entidades.​

Em paralelo com a docência foi construindo e sedimentando a sua carreira enquanto

Artista Plástica, participando em diversas atividades e fazendo exposições individuais e coletivas.

  • 1988 participa num programa sobre Artes Plásticas, na RTP com obras de pintura da série "O Mez Que Há-de Vir".

  • 1989/90 interrompe a docência por um período de um ano e dedica-se à investigação sobre "Os Árabes no Algarve", resultando daí a série de pinturas "Frutos Arábicos".

  • 1996 participa no jantar convívio com artistas plásticos algarvios, por ocasião da visita presidencial ao distrito de Faro do Presidente da República Doutor Jorge Sampaio.​

  • 1998 participa como artista plástica da região no Projeto Coménius "Nós e os Outros comunicando através da Expressão Artística", envolvendo, também, escolas e artistas da Grécia e Itália, a convite da professora Helena Caracol, Diretora da EB1 Nº 4 de Faro.

     

   

 

 

Ver CURRICULUM